Workshops Schedule

Los Angeles - USA - may 4 to may 19 / 2018

Rio de Janeiro - Brazil - jun 1 to jun 15 / 2018

São Paulo - Brazil - jun 16 to jun 30 / 2018

Paris - France - sept 18 to sept 28 / 2018

Uma oportunidade para trabalhar com um dos mais inovadores e respeitados diretores de teatro e ópera de Los Angeles: Gulu Monteiro.

A técnica de jogo de ator desenvolvida por Gulu atingiu resultados de tal relevância que se tornou objeto de estudo no Brain and Creativity Institute of the University of Southern California (USC) liderado pelo neuro-cientista Antonio DAMASIO.

 

Essa técnica leva o ator a usar seu corpo de tal maneira que ele se encontra em permanente estado de criatividade. Ele é surpreendido a cada instante com as inesperadas e espontâneas ações de seu personagem.

Informações: edpgulu@gmail.com

10h às 18h

1 a 15 de junho de 2018 

Local: Jardim Botânico

10h às 18h

16 a 30 de junho de 2018

Local: Casa Palco - SP

GULU MONTEIRO

Desde 2006 Gulu é professor na UCLA School of Theater, Film and Television. Em Paris está sendo criada uma escola que utilizará exclusivamente sua técnica. Gulu também ministra workshops na Inglaterra, Espanha e Alemanha.

 

De 1985 a 2000, Gulu foi um dos líderes da Companhia do Gesto, que introduziu as linguagens de máscaras, clowns e teatro gestual para a cena brasileira. Em 2001, mudou-se para Los Angeles e fundou uma nova companhia, a Ipanema Theater Troupe, pela qual recebeu os mais importantes prêmios da cidade: Ovation Award, Maddy Award e LA Weekly Award. Seu trabalho como diretor se tornou rapidamente conhecido em LA, levando-o a ser convidado para dirigir nos mais prestigiados teatros da cidade:  LA Opera,  Broad Stage,  Getty Villa, entre outros.

 

Gulu estudou com alguns dos ícones do teatro Europeu: Jacques Lecoq (França), Renzo Vescovi doTeatro Tascabili Bergamo (Itália), Eugenio Barba do Odin Teatret (Dinamarca), Donato Sartori (Itália), Ariane Mnouchkine do Théâtre du Soleil (França) e Philippe Gaulier (França).

 

Depoimentos de espectadores

Por que a fisicalidade é tão importante para o jogo do ator?

Com os avanços tecnológicos e científicos, o ator do século 21 pode ter uma melhor compreensão de seu organismo, que é o seu instrumento de trabalho. O corpo é o meio através do qual a emoção é expressa. Sempre que experimentamos uma forte emoção - medo, raiva, felicidade, tristeza, desgosto, surpresa - nossas experiências são expressadas fisicamente. Nossos músculos se contraem ou relaxam; Nosso movimento e postura mudam; Nossas expressões faciais mudam. E, sem que estejamos completamente conscientes disso, outras pessoas percebem de imediato. As emoções são movimentos corporais e os sentimentos são a interpretação cognitiva desses movimentos. Se o ator modifica com precisão sua fisicalidade para retratar seu personagem, os sentimentos e pensamentos do personagem que vão emergir, serão inesperados e surpreendentes para o próprio ator.

Como posso modificar minha fisicalidade sem me tornar uma caricatura?

O organismo humano funciona como um ciclo constante de informação entre corpo e cérebro. Esta comunicação acontece através de imagens, sons, toque, cheiro e experiência de gosto. Mas como somos criaturas visuais, as imagens  são mais importantes para nós. À medida que os atores criam imagens poderosas e convincentes, eles serão capazes de modificar seus corpos para criar um novo ciclo de informação entre corpo e cérebro. Este novo ciclo, em seguida, torna-se a verdadeira maneira como um personagem percebe o mundo e o resultado é genuíno e autêntico. Esse mecanismo pode ser chamado de "Fenômeno do Distanciamento Emocional" (não deve ser confundido com o "Distanciamento" de Brecht). O ator torna-se um tipo de espectador de seu próprio personagem, e não é incomum ouvir os atores dizerem que, enquanto seu personagem estava passando por uma enorme dor, eles mesmos sentiam alegria e satisfação.

O que posso obter nessa oficina?
 

O objetivo é treinar atores para expandir sua criatividade e experimentar emoções verdadeiras sem ter que usar suas experiências psicológicas pessoais. Os atores experimentam a emoção em seu corpo, e os sentimentos emergem desse "estado corporal". Isso permite que o personagem experimente sentimentos e pensamentos reais que sirvam melhor à situação ou cena e liberem o poder criativo dos artistas de uma maneira totalmente nova. Isso permite ao ator encontrar as intenções e objetivos com mais precisão e conhecer seu personagem de dentro para fora, estando, simplesmente e literalmente, no corpo de seu personagem.

Esse workshop dará aos atores as ferramentas para aprimorar seu poder criativo, ter o controle absoluto de seus corpos, criar personagens verdadeiros e únicos para filmes, televisão ou teatro, e tornar seu ofício mais divertido, espontâneo, surpreendente e, acima de tudo, apaixonante.

Como posso obter esse resultado?
 

Desenvolvemos uma série de exercícios para conseguir isso. Primeiro, os atores trabalham com a máscara neutra. A máscara neutra é a mais simples e permite que o ator expanda todos os seus sentidos. A máscara neutra é o ponto de partida para construir o personagem. Uma máscara silenciosa, permite que os atores estabeleçam um relacionamento com seu ambiente, baseado na calma e na percepção. Com os sentidos abertos e suas mentes calmas - quase em estado meditativo - os atores aprendem um dos fundamentos da atuação: estar no momento presente com grande concentração.

Depois de trabalhar com a marca neutra, o corpo está pronto para interagir com o poder criativo dos atores. Eles escolherão cinco imagens que definam traços essenciais de um personagem. Eles escolhem um animal, um elemento da natureza (ar, fogo, água ou terra) e três adjetivos (maliciosos, ciumentos e gananciosos, por exemplo). Os atores, então, usam essas imagens para criar um novo estado corporal, que afeta a forma como esse personagem experimenta emoções. Eles ficam a todo instante surpresos com as ações espontâneas e inesperadas do personagem que criaram.



Por que a técnica de Gulu será objeto de um estudo no Brain and Creativity Institute da USC?
 

O neurocientista Antonio Damasio, um dos principais pesquisadores da neurociência no mundo, é considerado como um dos 100 psicólogos mais eminentes da era moderna. A edição de junho e julho da revista francesa Sciences Humaines incluiu Damasio em sua lista de 50 maiores pensadores nas ciências humanas nos últimos dois séculos. Ele está colaborando com Gulu para investigar como ocorre o fenômeno de distanciamento e a explosão de criatividade, quando se trabalha com essa abordagem. Esse estudo também será o pano de fundo de um documentário que explorará as idéias de Antonio Damasio sobre emoções, sentimentos, tomada de decisão e consciência, no contexto de um ensaio de uma peça de teatro. Usando os conflitos e o drama de um texto como fundo e os atores como modelos, o diretor Gulu Monteiro e o preparador de atores Larry Moss estarão trabalhando com os atores, para que estejam no melhor dos seus esforços, o que, por sua vez, levará Antonio Damasio a mostrar o que está acontecendo no cérebro e no corpo de cada ator, ao enfrentar um conflito particular e os tipos de emoções que esse conflito desencadeia e como isso afeta a fisicalidade do ator, o meio interno e o cérebro. Damasio, junto com Hanna Damasio e sua equipe, monitorarão o corpo e o cérebro dos atores. Os resultados serão ilustrados através de efeitos especiais.

O que ex-alunos têm a dizer?

A técnica de construção de personagens de Gulu é revolucionária, permitindo ao corpo enganar o cérebro e ao cérebro criar algum tipo de nova via neural. Em suma, traz a atuação ao alcance de todos (atores ou não), porque ele dá origem a uma transformação profunda de forma agradável e divertida. Eu fiz um curso com o Gulu. É impressionante. Desde que comecei a transmitir esse método para atores amadores e profissionais em Paris, todos ficaram impressionados e surpresos. Gulu finalmente me ajudou a completar minha pesquisa sobre o corpo e as emoções que começaram com o palhaço (exploração do caminho da decisão, descrita por Feldenkrais: eu sinto - eu sinto novamente, isto é, sinto uma segunda vez - eu Penso - eu decido - eu ajo.) É uma honra para mim iniciar em Paris o primeiro centro de treinamento do Fenômeno do Distanciamento de Gulu Monteiro "- Jeanne Gounod - (diretor do Teatro de Coupe em Paris).

 

"Trabalhar com o Gulu me tirou da minha cabeça e me colocou no meu corpo... REALMENTE no meu corpo. Ele facilita o processo de construção de um personagem desde o início, de uma maneira que dá ao artista não apenas uma base sólida, mas também um profundo acesso à sua infinita criatividade imaginativa. Um workshop surpreendente e extraordinário. O trabalho de Gulu é trabalhoso, mas vale o esforço ". - Jai Khalsa

 

 "Eu amei a oficina de Gulu. Os movimentos físicos que ele ensina conectam respiração, voz, corpo e mente para trabalhar juntos em contraponto. Além disso, sua técnica de animal permite que você faça escolhas intuitivas, vá atrás de objetivos e tenha comportamento do ponto de vista do personagem. Eu adoraria poder fazer novamente. "- Jill Getto Lee

 

"Eu gostei da oficina de Gulu. Da máscara neutra ao animal, ao elemento da natureza... cada uma tem sua própria experiência para me ajudar a explorar meu personagem de forma física, criando características que eu não teria encontrado de outra forma. É um processo muito interessante . Também me beneficiei de sua rotina de exercícios de abertura, concentrando-me no equilíbrio, na coordenação e na flexibilidade. Ele abriu meu corpo antes do trabalho, me dando energia ". - Lori Stone

 

"A aula de Gulu foi fantástica! Isso me deu ferramentas para abordar o personagem de uma forma que tornou o processo criativo, divertido e foi, para mim, uma nova abordagem para encontrar o personagem através da exploração física". - David Ibrahim

Depoimentos

 
 
 

Rio de Janeiro

de 2 a 5 de novembro de 2017

10h às 18h

Local:

Jardim Botânico

São Paulo

de 07/11 a 10/11 de 2017

Local:

Casa Palco - Rua 13 de maio, 240, 2º andar

Para atores e atrizes brasileiros, oferecemos bolsa de até 75% frente ao valor cobrado nos EUA e Europa.

Valor Investimento:

R$ 600,00

Para aplicar à seleção, envie uma carta de intenções e currículo resumido para edpgulu@gmail.com 

Formas de Pagamento:

* Depósito em Conta Corrente;

* PayPal - parcelado em até 2x sem juros;

* PagSeguro - com parcelamento em até 12x.

Mais informações, envie um e-mail para:

edpgulu@gmail.com